ATITUDE!!!

ATITUDE!!! Essa palavra é muito comentada, falada, proferida ou atribuída a artistas do mundo da Música. Tanto rockers como hereges podem ter essa tal ATITUDE!!!, mas na verdade ninguém sabe o que isso realmente significa. Tocado pela sede de saber e pelo ócio que lhe acompanha, este autor tentou traçar sentidos para esta palavra.







Logo de início podemos nos conformar que quebrar uma guitarra num show, bagunçar o quarto de hotel que está hospedado, jogar um carro na piscina ou comer várias groupies são sintomas de ATITUDE!!!, mas também podem ser apenas sintomas de gente que segue o Estilo de Vida Rock and Roll, que dá o foda-se a tudo e só quer se divertir.

Mas, ATITUDE!!! também pode ser desafiar as autoridades que regem o Sistema, como as grandes companhias, o governo, a religião, a Mídia, etc. Mas isso também pode ser chamado apenas de "lutar pela justiça merecida". Afinal, ninguém que reclama da Vevo ter monopolizado o YouTube pode ser chamado de pessoa de ATITUDE!!!, todo mundo faz isso!

Outro significado possível é de que quer dizer desobedecer as leis impostas e fazer coisas não-convencionais ou proibidas. Assim podemos dizer que bandas independentes que fazem letras de protesto tem ATITUDE!!!, já que não obedecem ao estigma que banda tem que ser empresariada pra fazer sucesso, e também fala verdades inconvenientes sobre o alvo que atacam. O problema é que esse significado pode ser banalizado a ponto de considerarmos uma patricinha mimada uma pessoa dotada de tal qualidade. Uma pessoa que desobedece os pais e gasta o cartão de crédito deles pra comprar roupas caras, vive à custa deles pra sobreviver ao invés de arrumar um emprego, e dorme tarde porque fica na balada até três da manhã pode ser características de uma pessoa que tem ATITUDE!!! Por que não?

A única coisa que sabemos é que tanto rockers quanto artistas Pop vem se engrandecendo com esse adjetivo em caps lock, e adorados por jovens influenciáveis que querem imitá-los de todo jeito, achando que vão ter este adjetivo também. Pensando nisso, este autor vai pegar exemplos na Música Pop e traçar um padrão ou perfil pra saber o que faz cada um ter o tal adjetivo.





Esta ao lado é... ah, você sabe. Dizem que Britney Spears tem ATITUDE!!! por ter sido uma ninfeta de 16 anos na Música Pop e ter assustado os pais de família com tamanha precocidade e libertinagem com essa idade. Também na fase "Britney", a homônima se mostrou uma putinha mulher madura e crescida, e a partir daí foi colher os frutos de suas imprecações. Até topar com Kevin Federline, se separar e cair na bebida pra esquecer o ex com Paris Hilton e Lindsay Lohan, fase que mostrou seu estilo de vida Rock and Roll (LOL), quando foi flagrada sem calcinha em festinhas inúmeras vezes, além de mostrar seu ligeiro descontentamento com paparazzis dando-lhes guarda-chuvadas. Depois vai pra reabilitação e volta como uma fênix e com uma pança avantajada na fase "Blackout", onde vemos sua barriga encolher e a Britney voltar a ser a mesma de sempre, e a partir daí com "Circus" e agora "Femme Fatalle" para receber seu adjetivo de mulher de ATITUDE!!! por ter feito tudo isso.









Mas tudo isso o que, exatamente? Este foi um exemplo de Atitude de Puta. Além de Britney, outras como Christina Aguilera, Jennifer Lopez, Shakira, Mariah Carey, Beyoncé, Katy Perry... daqui a pouco este autor vai fazer uma lista de todas as cantoras pop atuais.


O mundo da Música também tem outro segmento para ATITUDE!!!, que é a Atitude de Rebelde. Podemos ver isto no clipe abaixo da cantora P!nk.


Vejam, ela atrapalha o trânsito por nada, quebra uma guitarra que nem comprou ainda, corta uma árvore destruindo a cerca do vizinho, ataca um carro de recém-casados, tira a roupa em frente aos fotógrafos, queima o cabelo (sem querer), dá duas garrafas de urina pra dois otários beberem, promove uma guerra de travesseiros, e mostra a língua!!! Isso que é ATITUDE!!!

P!nk às vezes também se engaja em criticar a Sociedade com letras de impacto como em 
"Stupid Girls"mas continua sendo adorada por stupid girls and other stupids (ora, por acaso o Strike perdeu seus fãs ridículos com o hit "A Tendência"?). Mas o que fatura mais é P!nk fazer essa cara de revoltada e sair quebrando tudo que o seguro possa pagar depois, pois assim ela também ganha certificado de pessoa de ATITUDE!!

Assim nós temos também um novo significado para rebeldia, que é "fazer cara de bravo, se dizer rebelde, quebrar/violentar algo/alguém, mas sem danos que possam processar o acusado. Se houver algum incômodo, o rebelde terá de ser rebelde em outra freguesia". Avril Lavigne faz isso, Lily Allen, Ke$ha, Lady GaGa... E o engraçado é que os Rebeldes brasileiros nunca fizeram nada disso! Muito menos o RBD, os rebeldes originais!



Rebeldia é sair da hegemonia da Vênus Platinada, fazer um Êxodo Global e se filiar ao Canal do Bispo, 

                  pra fazer uma Malhação onde as mulheres usam saia. Bem melhor, não?

A Música Pop ainda tem mais uma definição para ATITUDE!!!, que é Atitude de Filósofo. Raros artistas fazem isso, que é mostrar ATITUDE!!! pelas suas letras de impacto, e não dão escândalos, pitis e nem ganham por cima de sua imagem. E quem faz isso hoje em dia? Hoje em dia... ahm... deixe me ver... ninguém. Sabe, as pessoas não querem pensar na vida e nem fazer rebeliões, por isso artistas como Gabriel, O Pensador, Jay Vaquer, O Rappa, F.U.R.T.O ou Legião Urbana estão mortos... e o último da lista é sério. Esta 

aqui abaixo por exemplo, foi morrendo aos poucos...




Agora ela anda fazendo cover de Roberto Carlos, 
fazendo música pop e dizendo  que é foda 

E antes ela dizia que não era como uma artista qualquer que se preocupava mais com a aparência do que com a música que fazia, já que buscava passar mensagens e fazia tudo isso sendo honesta e blá blá blá... Mas parece que ela foi mudando de ideia com o tempo e hoje toca um Pop Rock medíocre e descartável. Hoje com o "Sou Foda", quer dizer, "Me Adora", Pitty tem tanta atitude como Avril Lavigne, que também dizia se engajar em letras pensantes, e foi mudando sua sonoridade junto com a sua cabeça... Pra quem dizia no passado que não se importava com a aparência, as duas traíram muito bem seus conceitos. Claro que todo mundo esperava uma coisa dessas de Avril, mas de Pitty...






Então este autor chegou a um veredito, analisando todos os casos e falará o que ele acha que é atitude: "Ser espontâneo e verdadeiro em ideias e ações, a fim de não querer ser prestigiado, mas tão apenas querer sentir realização pessoal". Desse jeito a pessoa é mais digna de ser prestigiada, ironicamente não querendo atenção. A vida é assim! Pra pegar borboletas com a rede, é preciso que elas venham até você...

Isso significa que 99% dos artistas pop não tem atitude segundo a concepção deste autor, e sobre Pitty... se ela está no caminho do pop agora porque quer, quer dizer que ela já teve mais ATITUDE!!! no passado!

Este post usou 15 "atitudes" em caps lock e com pontos de exclamação. Será que ele tem atitude por isso?