História punk

                      História punk- O Início

A cultura punk surgiu em meados dos anos 70, na Inglaterra. O mundo passava por um período muito difícil da Guerra Fria e a Europa se encontrava num período pós guerra. O movimento Punk tornou-se uma forma de protesto contra a crescente onda de desemprego.

Os jovens marginalizados pela sociedade queriam contestar contra o sistema, queriam mostrar para toda sociedade seu modo agressivo de agir e de se vestir.

Os jovens punks criticavam o governo, a educação, os políticos, os impostos, enfim tudo o que a sociedade pregava como certo. Manifestavam a sua rebeldia contra a hipocrisia, os privilégios, a sociedade conformista e as desigualdades sociais Acreditavam que a anarquia era a solução para a libertação das pessoas.

Uma de suas formas de protestos é através da música, com um som simples e direto com letras de temas políticos demonstrando sua angústia, seu sentimento, seu repúdio e emoção.























O que é ser Punk ?
Pode ser definido como um movimento cultural de luta pela liberdade de expressão e comportamento.

O princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência tosca e agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão são características da cultura punk.

Os elementos da cultura punk podem ser encontrados na música, moda, artes plásticas, cinema, poesia, comportamento, expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação. 

O Punk se mostra com o visual fugindo dos padrões que a sociedade impõe através do que está na moda, mostrando sua revolta pelo corte de cabelo à moicano (ou cabelos espetados) coloridos, roupas velhas surradas (em oposição ao consumismo), jaquetas arrebitadas com frases de indignação às injustiças do estado repressor e a atitude subversiva.

"Punk Not Dead". O movimento Punk nunca vai morrer. Significa o auge da rebeldia de um adolescente  e atende a todas as vontades dos jovens.
“O punk é um movimento sócio-cultural, ele é a revolta dos jovens da classe menos privilegiada, transportada por meio da música” disse Clemente, vocalista da banda Inocentes

Moda Punk

A moda punk não se limita apenas a forma de se vestir mas também os penteados (cortes moicanos e muito tingimento), maquiagem (pesada abusando do preto), joias, tatuagens e pirecings.

A moda punk além de grande influencia nos seguidores do movimento também influenciou a moda como um todo. Saiu do nicho do Movimento e seguiu um caminho mais comercial Casacos com rebites, por exemplo, hoje são comum em várias coleções.

Estilistas famosos como Jean Paul Gaultier sofreram essa influencia e já utilizaram elementos do Movimento em suas coleções (foto).

Vivienne Westwood referencia no mundo da moda é considerada a pioneira da moda punk já que começou sua carreira de estilista como sócia da loja do lendário Malcon McLaren, em Londres. E posteriormente como estilista dos Sex Pistols.



   para mais informação :http://esseblogepunk.blogspot.com.br/
                                                                              :http://www.pstu.org.br/cultura_materia.asp?id=3861&ida=0